Dúvidas

Se esta é a primeira vez que você considera este tipo de serviço, ou se você simplesmente está curioso, as informações a seguir podem ser interessantes. Se você tiver qualquer dúvida não respondida aqui, ligue para uma consulta grátis – 0800-6431166 – ou use menu pulldown na parte inferior da página para se informar sobre um número internacional gratuito perto de você.

No que você tem dúvida?

Confidencialidade

P. Meus documentos contêm informações confidenciais. Como posso ter certeza de que eles permanecerão confidenciais?

R. A CBL Recuperação de Dados oferece para os clientes um ambiente seguro para que eles possam relaxar, sabendo que suas informações permanecem confidenciais. Cada membro da equipe da CBL trabalha sob um contrato de sigilo. Além disso, existe uma sala especial de isolamento seguro, com acesso controlado, para os casos em que a confidencialidade é de importância extrema, como no caso de dados do governo. A CBL também oferece um serviço de Reparo Remoto On-Line para determinados tipos de projetos de recuperação de dados.

Formato

P. Em que formato os dados recuperados são entregues?

R. A CBL Recuperação de Dados devolverá os dados com os mesmos nomes de arquivo, no mesmo tipo de dados, com as mesmas características, identificadores e na mesma estrutura e localização que antes da falha.

Perda de dados

P. É possível evitar a perda de dados?

R. Backup, backup, backup. Nada pode evitar a perda de dados mais do que a execução de backups de rotina de todos os seus dados. Os usuários podem economizar horas, dias e semanas de tempo de inatividade minimizando a perda de seus dados através de backups de rotina. Um bom pacote de software anti-vírus, atualizado regularmente, também oferece alguma proteção contra a perda de dados.

P. O que causa a perda de dados?

R. Dados podem ser perdidos devido a várias circunstâncias. O principal fator que contribui para a perda de dados é o mau-funcionamento do hardware ou do sistema, seguido por erro humano, respondendo por quase 75% de todas as incidências. Completando a lista estão a violação de software, vírus de computador e desastres naturais, como danos por fogo e água.

Recuperação de Dados

P. Quanto tempo a recuperação de dados leva?

R. Cada projeto é diferente e requer processos e prazos exclusivos. Após a recepção da mídia danificada, a CBL Recuperação de Dados fornece, no período de um dia útil, um relatório que esboça os detalhes específicos necessários para executar a recuperação de dados. Enquanto alguns projetos podem necessitar de vários dias, ou mesmo semanas, cerca de 75% de todos os trabalhos têm um tempo de retorno de menos de 48 horas.

P. É possível recuperar todos os dados?

R. Não. Existem ocasiões em que o dano aos dados é permanente. Entretanto, é raro não recuperar absolutamente nenhum dado. A maioria das vezes, a CBL Recuperação de Dados consegue recuperar alguns dados mesmo em condições extremas. Em média, a empresa apresenta uma taxa de 85% de sucesso na recuperação de dados.

P. Como os dados são recuperados?

R. Existem muitos métodos, convencionais e não-convencionais, pelos quais os dados são recuperados. Na realidade, não há um modo definido para recuperar dados. Cada projeto é analisado individualmente e só então é possível desenvolver um plano de ação. A CBL Recuperação de Dados se orgulha de ser inigualável em sua abordagem. Enquanto outras empresas de recuperação de dados testam e retestam as mídias de seus clientes, a CBL emprega tecnologia de duplicação no estado-da-arte para copiar os dados dos clientes bit a bit, reduzindo o risco de causar danos adicionais aos dados.

P. O que é Recuperação de Dados?

R. De uma maneira simples, a recuperação de dados é um sistema de processos usado para recuperar dados perdidos de uma variedade de fontes, incluindo drives de disco rígido, disquetes ou backups em fita. Executada por especialistas treinados, a recuperação de dados é o último recurso quando todos os outros métodos, inclusive os softwares comerciais, falharam.

Segurança nos dados

P. Qual o grau de segurança de seus dados?

R. Quando se trata de garantir a segurança dos dados em seu disco rígido, mais vale um grande investimento em prevenção do que um pequeno valor para recuperação. Na verdade, a prevenção é o que realmente importa aqui, porque até mesmo um pequeno valor para a recuperação nem sempre é uma solução confiável. E a segurança é importante, pois atualmente é a natureza de qualquer negócio confiar dados críticos ao disco rígido de um computador. Quando estes dados se tornam vulneráveis, o mesmo acontece com a própria organização empresarial.

 

O fato é que você é responsável pelas ações que definirão o grau de segurança de seus dados.

 

A realidade dos discos rígidos é que eles vão falhar algum dia – a questão não é “se”, mas sim, “quando”. E discos rígidos com falhas são vulneráveis àqueles equipados com determinação e às ferramentas certas. (Na verdade, a única solução segura e garantida para proteger dados em um disco rígido é fundir o drive – o que não é uma opção prática para a maioria dos usuários.) A recuperação do conteúdo de drives com falhas – e a exposição subsequente de dados sensíveis – é uma preocupação especial para órgãos de execução da lei e governamentais.

 

Uma política de backup das informações assegura seu acesso aos dados no caso de uma falha de disco rígido.

 

Porém, é necessário pensar além do simples backup. A criptografia oferece um nível elevado de segurança, assegurando que dados significativos sejam bloqueados para todos, exceto para os que têm direito de acesso. Existem ferramentas de criptografia disponíveis e seguras, dependendo da complexidade de suas necessidades. A criptografia é uma parte necessária da segurança de discos rígidos, porque até mesmo os dados em um disco rígido danificado podem ser recuperados por um profissional determinado.

 

A vida está cheia de surpresas. Discos rígidos falham, às vezes com sérias consequências. Entretanto, se os dados de um disco rígido danificado tiverem sido criptografados, a probabilidade de recuperar dados importantes por quaisquer meios torna-se significativamente baixa. Com um nível adequado de cuidado e um planejamento sobre o uso apropriado de backups e criptografia, até mesmo surpresas podem ser tratadas sem dificuldades.