Destruição Segura de Dados

Destruição Segura de Dados (DSD) com Certificado

Qualquer midia, qualquer dados, qualquer sistema operacional, qualquer hora

Só a CBL Tech se preocupa com a segurança das suas informações. Isso só a CBL Tech tem!

A CBL Tech está credenciada para a Destruição Segura de Dados porque segue as normas brasileiras e internacionais de Segurança da Informação.

A CBL Tech realiza com segurança o apagamento de dados, lógica e magneticamente, bem como providencia a destruição física irrecuperável, segundo as determinações do DSS (Defense Security Service do governo americano), seguindo as normas ambientais para a destinação dos resíduos resultantes da destruição de suas mídias.

Não se desfaça de suas mídias e de seus equipamentos sem antes solicitar à CBL Tech a eliminação garantida de quaisquer vestígios de informações sigilosas.

Porque destruir dados?

Apresentaremos algumas situações que ocorrem com relativa frequência em empresas de todos os portes, e a resposta estará automaticamente respondida:

Situação 1: Sua empresa resolveu fazer um upgrade em suas unidades de backup e todos os dados do acervo de fitas serão aos poucos convertidos para novas mídias. As antigas mídias ficarão sem uso e sua a empresa precisa se desfazer delas para desocupar o espaço. Aí surge a pergunta: e os dados que estão gravados nessas mídias? Como eliminá-los com segurança?

Situação 2: Sua empresa resolveu fazer uma doação de equipamentos obsoletos: desktops, servidores, unidades de storage, dentre outros. Novamente surge a questão: será que existem dados sigilosos em alguns desses equipamentos?
Diversas outras situações em que a segurança da informação estará em pauta poderiam ser mencionadas. Para as situações em que seja conveniente a reutilização das mídias, faz-se necessário o apagamento dos dados. Entretanto, temos que ter certeza de que esse apagamento não deixará vestígios recuperáveis. No caso da empresa não desejar reutilizar mais as suas mídias e nem correr qualquer risco de uma sequência de bits ser restaurada por algum curioso, então é necessário fazer não só a destruição dos dados de forma irrecuperável, como também a destruição física das mídias. Para destruir uma mídia de forma segura, isto é, sem deixar fragmentos que possam conter sequências de bits recuperáveis contendo dados que comprometam a segurança da informação, é necessário usar além de um método seguro, medidas para a destinação final de resíduos. A destruição física implica na deposição de resíduos no meio ambiente e por isso deve seguir normas da legislação ambiental. Se pudermos ainda reciclar esse resíduo para evitar impacto ambiental, melhor ainda. Iremos unir o útil ao agradável.

Qual o método mais seguro de destruição de dados?

A CBL Tech tem as três soluções! Fazemos o apagamento seguro dos dados por processo físico através de equipamento desmagnetizador certificado pelo DoD (Department of Defense) dos EUA, em seguida fazemos a destruição física das mídias por processo industrial e por fim damos uma destinação ao resíduo final, tal que não agrida o meio ambiente, através da reciclagem por fusão de um “blending” (mistura de materiais) adequado para reaproveitamento industrial. Todas as etapas e processos estão de acordo com o disposto pelos órgãos governamentais responsáveis pela legislação Federal, Estadual e Municipal do Meio Ambiente e da Norma Brasileira de Segurança da Informação, ABNT NBR ISO IEC 1799. Dessa forma não há como reaver sequer um bit de informação. Todo o processo recebe um Certificado de Destruição Segura, onde cada etapa é especificada juntamente com a norma oficial correspondente.

É possível reutilizar a mídias com segurança?

Não, não é possível. Após o apagamento magnético dos dados, as mídias tornam se inutilizáveis.

Solicite uma avaliação de destruição segura de dados ou de mídias. Entre em contato