Sucessos de recuperação

Nossos casos de sucesso na recuperação de dados

Todos os anos, a CBL Tech Recuperação de Dados é acionada para resgatar os dados de milhares de indivíduos e empresas ao redor do mundo. Nossos clientes compartilham com você suas histórias que, graças aos profissionais habilidosos e dedicados dos laboratórios da CBL Tech, tiveram um final feliz.

 

FOTOS DE FÉRIAS: PERDIDAS E ENCONTRADAS

Uma mãe que, ao apertar um botão, apagou por acidente 800 fotos das férias sonhadas de sua família.

“Meu dia sem dados foi como o dia do juízo final”, relembra Martina Häuser, alemã, mãe de duas crianças, que teve o prazer de desfrutar de duas semanas e meia de férias nos Estados Unidos.

Martina, seu marido, os dois filhos do casal e os pais dela foram para Ohio para visitar parentes, como um presente dos pais de Martina. As férias incluíram uma visita ao Parque Nacional Great Smoky Mountains, situado entre os estados da Carolina do Norte e do Tennessee.

“No caminho para lá, tirei muitas fotos, inclusive de meus filhos com os índios, nossos parentes americanos, e de seus cavalos – todos momentos únicos que ficarão para sempre em nossa lembrança. Foi simplesmente um sonho”, afirma Martina.

Durante a segunda semana de suas férias, os Häuser visitaram um amigo da mãe de Martina no estado de Delaware. O dia na praia tinha sido maravilhoso para todos; no entanto, aconteceu um sério infortúnio. Mais cedo, Martina havia fotografado seus filhos brincando na arrebentação da praia. Enquanto revia algumas das fotos, ela decidiu apagar uma que não havia saído tão boa.

“O sol estava brilhando com força e eu acidentalmente ajustei a câmera para o modo “apagar todas as imagens” e pressionei o botão”, conta Martina. “De repente, vi no visor que havia apagado todas as imagens”.

Cerca de 800 fotografias tinham sido tiradas e agora, com um só toque, todas haviam sido excluídas. Martina pensou: “Como vou contar para minha filha que tudo – as fotos tiradas com os índios, com os cavalos – tinha sumido?”

Martina não estava apenas chateada com a perda das lembranças das férias, mas também com a perda das imagens de seus parentes mais velhos, que sua família provavelmente jamais teria outra oportunidade de visitar.

Martina se lembrou que havia trazido quatro cartões de memória. Ela tirou o cartão SD da câmera, guardou-o com segurança e fotografou o restante das férias com outro cartão de memória.

Ao voltar para casa, Martina achou que talvez as fotografias não estivessem perdidas para sempre. Martina relembra: “Eu queria explorar todas as possibilidades.

Depois de uma ampla busca na internet por prestadores de serviços de recuperação de dados, Martina achou as operações online da CBL Tech na Alemanha – a CBL Datenrettung – e ficou maravilhada ao saber que a CBL Tech se localizava perto de sua casa, em Kaiserlautern, cidade que abriga a maior comunidade militar americana fora dos Estados Unidos.

Martina ligou para o número gratuito da CBL Tech e foi informada de que suas fotos talvez pudessem ser recuperadas. Em meia hora ela estava no balcão de atendimento do laboratório da CBL Tech, onde entregou pessoalmente o cartão SD aos funcionários da CBL Tech, que fizeram uma avaliação grátis da mídia.

No dia seguinte, Martina recebeu um e-mail. Suas fotografias das férias tinham sido recuperadas com êxito.

successstory-haeuser2

Depois de receber as boas novas, Martina e sua filha voltaram rapidamente ao escritório da CBL Tech e receberam o CD com as fotografias. Ansiosa para ver as valiosas memórias das férias, Martina perguntou se ela e sua filha podiam olhar as fotos. A equipe da CBL Tech gentilmente concordou e acompanhou Martina e a filha até um computador para ver as imagens.

“Você não pode imaginar o peso que foi tirado de meu coração quando vi as fotografias”, conta Martina. “Fiquei tão feliz que quase chorei, e minha filha irradiava felicidade. As fotos estavam todas lá – as imagens dos índios, dos cavalos, as fotos tiradas na praia. Por sorte, havia alguém como a CBL Tech Recuperação de Dados.”

“Esse caso mostra que não são apenas os dados corporativos que são valiosos e valem a pena ser salvos”, comenta Conrad Heinicke, técnico do laboratório da CBL Tech em Kaiserlautern. “Por sorte, a cliente não continuou a usar o smart card, assim os dados puderam ser recuperados. Se a Sra. Häuser continuasse a usar o mesmo cartão SD, essa história provavelmente não teria um final tão feliz.”

Esteja você tirando fotos das férias no exterior, como Martina Häuser, ou simplesmente fotografando sua família em casa, a CBL Tech oferece as seguintes dicas para evitar a perda das preciosas memórias digitais:

  • Familiarize-se com a operação de sua câmera. Leia o manual do proprietário.
  • Não troque o modo de visualização até que a câmera tenha processado e salvo a imagem.
  • Não retire o cartão de memória da câmera durante a cópia das fotografias. Aguarde até que seu computador tenha salvo com sucesso as imagens antes de retirar o cartão.
  • Depois que o cartão de memória não estiver mais processando as imagens, retire de forma apropriada o cartão do leitor e desconecte com segurança o leitor de seu computador.
  • Não guarde todas as imagens em um cartão de memória. Se estiver viajando, leve cartões de memória extras em sua bolsa de acessórios.
  • Copie suas fotografias o quanto antes para um disco.

 

Se você já copiou suas fotos para um computador ou laptop:

  • Faça regularmente cópias de segurança dos dados e teste-as.
  • Atualize com frequência a mídia de backup que armazena suas preciosas fotos e memórias e, se possível, guarde a cópia de segurança em outro local.
  • Mantenha seu computador em um ambiente seco e controlado, sem pó nem fumaça.
  • Use um programa antivírus e atualize-o com frequência para varrer e filtrar todos os dados de entrada.
  • Desligue seu computador se ele ou o disco rígido apresentar ruídos incomuns.
  • Use protetores contra picos de tensão para o caso de ocorrer uma falta de energia.
  • Se as fotografias foram copiadas para um laptop durante a viagem, proteja seu laptop com uma bolsa acolchoada e segura. Melhor ainda, coloque suas fotografias em um drive USB ou CD que você possa guardar em sua bagagem ou transportar.