Blog

Os novos SSDs anunciados na Computex 2019 são absurdamente rápidos. Conheça as novidades

Tecnologia

novos SSD Computex

Entre os dias 28 de maio e 1º de junho foi realizada em Taipei, capital de Taiwan, mais uma edição da Computex, principal feira de eletrônicos da Ásia. Diversos fabricantes, como Gigabyte, Corsair e Patriot apresentaram novidades em SSD.

O principal atrativo dos novos dispositivos parece ser a alta velocidade de transferência de dados. Alguns modelos são capazes de atingir velocidades de até 15 GB/s, o que representa um salto significativo em termos de desempenho. 

Abaixo, listamos algumas dessas novidades para você ficar de olho. Anunciadas primeiramente para o mercado norte-americano e asiático, a expectativa é que todas essas unidades cheguem às lojas brasileiras ainda em 2019, porém não há uma data oficial e nem mesmo o preço final foi confirmado.

1. Gigabyte Aorus AIC Gen 4

A empresa taiwanesa Gigabyte apresentou aquele que pode ser considerado o SSD mais rápido do mundo na atualidade. O Aorus AIC Gen 4 é a junção de 4 SSDs PCIe 4.0 de 2 TB, totalizando 8 TB de espaço de armazenamento em uma placa dedicada rodando em Raid0.

gigabyte aorus

®Clube do Hardware

Segundo a fabricante, o modelo pode atingir velocidades de gravação e leitura de até 15 GB/s. Esse número foi possível graças à utilização das novas placas-mãe baseadas no chipset X570 da AMD, compatíveis com PCIe 4.0. Elas têm como destaque o fato de oferecer o dobro de largura de banda do PCIe 3.0.

2. Corsair MP600 Force Series NVMe

Também aproveitando o lançamento do chipset X570 da AMD, a Corsair anunciou o SSD MP600 Force Series NVMe. O produto chega às lojas no formato M.2 e a empresa garante velocidades de leitura de até 4.95 GB/s. Para se ter uma ideia, trata-se de uma capacidade dez vezes superior à dos SSDs atuais.

corsair mp600

®PC World

A empresa incluiu no produto dissipadores de calor para evitar o superaquecimento. As memórias 3D NAND são fabricadas pela TLC e o controlador é um Phison PS5016-E16. O novo SSD chega às lojas internacionais em julho, mas as opções de capacidade de armazenamento e o preço final não foram confirmados.

3. Galax Hall of Fame E16

Conhecida pelas suas placas de vídeo, a Galax é mais uma a apostar no mercado de SSDs e também aproveita a chegada do novo padrão PCIe Gen 4 para lançar um produto. O SSD Hall of Fame E16 chega com suporte à próxima geração de processadores Ryzen.

galax hall of fame

®Adrenaline UOL

A empresa comercializará o HoF E16 em versões com capacidade de armazenamento de 1 TB, 2 TB e 4 TB. Quanto ao desempenho, a Galax garante velocidades de até 4,8 GB/s nas leituras sequenciais e 4 GB/s na gravação. Preço e data de lançamento dos produtos não foram informados.

4. Adata Spectrix S40G RGB

Quem também mostrou novidades no evento foi a Adata. A empresa revelou o modelo Spectrix s40G RGB. Seguindo uma tendência de mercado, o dispositivo traz luzes RGB para que possa ser utilizado em gabinetes gamer. Disponível em versões de 256 GB, 512 GB e 1 TB, ele atinge velocidades de leitura sequencial de até 3,5 GB/s.

adata spectrix

®Guia do Hardware

A empresa destaca ainda outras especificações técnicas como 390.000 IOPS de leitura randômica e 380.000 IOPS de escrita randômica, além de garantia total de até 5 anos. Nos Estados Unidos, os modelos serão vendidos por preços que variam entre US$ 70 e US$ 190.

5. Intel Optane M10 e Intel Optane M15

A Intel anunciou durante a Computex 2019 uma atualização dos SSDs Optane M10 e Optane M15. Ambos agora vêm com 4 PCI Express, dois a mais que a geração anterior. Essa mudança é responsável por dobrar a capacidade de largura de banda.

intel optane

®PC World

No que diz respeito às capacidades de armazenamento, a empresa optou por manter as mesmas. Assim, as novas memórias da Intel seguem em versões com 16 GB, 32 GB e 64 GB. A Intel promete ainda velocidades de leitura sequenciais de até 2 GB/s no M15.

Comment Facebook
Post Relacionado

AVISO CORONAVÍRUS – Covid-19

Prezados clientes,

Devido aos últimos acontecimentos sobre o coronavírus – Covid19 - e suas consequências, informamos que estamos funcionando, porém, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e das autoridades de saúde de cada localidade onde temos unidades da CBL Tech.

Estamos funcionando para recebimento de serviços, inclusive os de urgência, porém é importante que entrem em contato antecipadamente conosco para saberem quais de nossas unidades estão em pleno funcionamento ou em horário especial reduzido ou ainda em recesso até que voltemos ao funcionamento normal.

Nosso compromisso é sempre com você e, neste momento, seguir as recomendações das autoridades de saúde é a melhor forma de podemos colaborar pelo bem de todos.

Desde já, agradecemos sua compreensão e nos colocamos sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos.