Pesquisa Forense

Pesquisa Forense

Investigação e Perícia Forense aplicadas à Informática

Órgãos de execução da lei, empresas de consultoria forense e departamentos de recursos humanos estão entre os clientes de serviços forenses da CBL Tech. A CBL Tech lhes oferece os serviços e a especialização necessários para coletar evidências a partir de sistemas de informática e a capacidade de análise forense de mídias de armazenamento à procura de dados apagados, escondidos e danificados acidental ou propositalmente.

As evidências conseguidas a partir de dispositivos de informática para armazenamento podem ser tão críticas para o desenrolar bem sucedido de um caso como qualquer outra evidência física. Com a crescente atividade criminal de “colarinho branco” dependendo da tecnologia da informática, a especialização forense da CBL Tech ajuda nossos clientes a coletar evidências que, caso contrário, poderiam ser negligenciadas, não descobertas ou contaminadas.

A prática de Perícia Forense aplicada à Informática da CBL Tech usa especialistas qualificados em assegurar que todos os dados digitais sejam tratados dentro dos princípios legais de segurança, continuidade e responsabilidade. A integridade dos procedimentos e processos da CBL Tech resiste aos desafios presentes em um tribunal.

Processo de Coleta de Dados Forenses e Evidências Digitais

A entrada da CBL Tech na perícia forense aplicada à informática requereu um sofisticado nível de entendimento dos requisitos atuais para a execução da lei e os processos judiciais. Com esta finalidade, a CBL Tech buscou a especialização de grandes conhecedores nestas áreas. O Detetive Superintendente Larry Edgar e o bacharel em direito Elliot Berlim foram úteis para garantir que as práticas forenses desenvolvidas pela CBL Tech atendam aos altos padrões exigidos pelas regras de procedimentos probatórios e legais das cortes. Ambos os especialistas continuam supervisionando os serviços forenses da CBL Tech, assegurando que as práticas e procedimentos da CBL Tech permaneçam atuais.

Um dos elementos fundamentais em todos os procedimentos de perícia forense aplicada à informática é o tempo. Os usuários podem sobrescrever acidentalmente ou inadvertidamente evidências simplesmente ao realizar suas tarefas diárias. A CBL Tech coleta e preserva de forma rápida e econômica os dados ou evidências que podem ter sido apagados ou tornados inacessíveis por métodos normais de informática. A CBL Tech pode determinar se certas informações existem e, nesse caso, onde elas podem estar localizadas.

Quando a mídia de armazenamento de dados é recebida nas instalações da CBL Tech, inicia-se um registro de auditoria preciso. A mídia é imediatamente registrada em um sistema de rastreamento e um documento de registro é produzido. Este documento de registro, adequado para todos os procedimentos legais, acompanha a mídia em todas as etapas. Qualquer funcionário da CBL Tech que manuseie a mídia assegura a continuidade da evidência ao adicionar seu nome, assinatura, data e uma descrição detalhada do que foi realizado.

Nesta fase do processo, a especialização da CBL Tech em dispositivos de armazenamento de mídia magnéticos começa a ter um papel crucial. Primeiro a mídia é reproduzida exatamente setor-a-setor, assegurando que a integridade da mídia e da evidência em questão seja preservada. A CBL Tech trabalha apenas com a cópia duplicada, garantindo que nenhuma contaminação dos dados originais ocorra. Neste exame preliminar, a CBL Tech fornece ao cliente um relatório que detalha as estruturas de arquivos, a integridade e a capacidade de recuperação dos arquivos apagados. Este relatório pode ser usado para determinar se os arquivos presentes auxiliarão na investigação. Neste momento, a CBL Tech fará recomendações sobre como proceder se for necessário recuperar informações adicionais. Este relatório permite a nossos clientes tomar uma decisão consciente sobre as várias opções que disponíveis em seu caso.

O objetivo de se obedecer a este rigoroso processo é proporcionar a nossos clientes forenses os seguintes resultados, que podem ser necessários em um tribunal:

  • Apresentação de evidências especificando os fatos que darão suporte à conclusão ou ao julgamento;
  • Um funcionário da CBL Tech que age como uma testemunha especializada para fornecer uma avaliação em primeira mão dos processos e ferramentas envolvidos no procedimento forense;
  • Um relatório forense especificando como a mídia foi tratada e como o teste forense foi realizado;
  • Um documento fornecendo um registro de auditoria detalhado da mídia.

Nota: devido a requisitos legais, os serviços forenses da CBL Tech não são oferecidos no Texas.